sábado, janeiro 13, 2007

Mudo de assunto, assim os monstros sossegam


Tenho saudades quando as misses liam “O Pequeno Príncipe”. Tiveram a péssima idéia de trocar pelo Paulo Coelho. Faz mais de década que não leio O Pequeno....mas ninguém esquece as falas da raposa: Tu te tornas responsável por tudo aquilo que cativas.

Ninguém mais se preocupa em parecer melhor para o outro.

Estes dias estava sentada numa mesa com um judeu, um negro e um gay. Quem se deu conta disto foi o judeu, que reclamava de gente racista. Em seguida o negro começou a falar da reserva de vagas na Universidade, de uma mostra de cinema negro. Comecei a ficar incomodada.

- Cinema feito por negro?
-Hãaa
-E são bons os filmes?
-Não sei...
-Então porque a gente deveria fazer matéria, só por serem negros?
Não importa se é bom?

Francamente, as minorias estão perdendo o rumo. O problema é que 90% são tão preconceituosas quando as chamadas pessoas que não são minoria. Aliás, este é outro problema...

Contabilizem: Quem não é pobre? De cor? Gay? Deficiente físico? Burro? Dentuço? Solteiro? Divorciado? Filhos da puta? Crespo (sim eles também sofrem preconceito)? Lindo de morrer (misses do Paulo Coelho)? Feio que é um raio? Se todos se unirem, não sobra ninguém do outro lado.

Agora o mundo das cabeças pensantes está esquecendo de pensar.
Reservas de vagas nas universidades. Vocês conseguem imaginar numa medida mais discriminatória? Este governo filho da puta faz isto pra não precisar gastar dinheiro com ensino. Do contrário, teria de fazer escolas públicas de qualidade para todos. Incluo aí todos. Desde as cores do arco-íris, semitons...Além dos negros, pobres...russos...hondurenhos...

Mas sabe onde a divisão por facções começa? Na adolescência...A tribo da tatuagem, tribo do rock, da sacanagem, dos bonitos, dos emos, psicopatas...Todos são catalogados. Só se comunicam no seu grupo. Hellowww!!! Existe crescimento respeitando e entendendo as diferenças...

Pior, são incentivados a cultivar diferenças.

Vou continuar sentando à mesa com todos. Esta é minha fonte de inspiração. Mesmo que na maioria das vezes sequer lembre que existem diferenças...mas sempre tem alguém que lembra...

quinta-feira, janeiro 11, 2007

...!

Tá tudo bem, a mãe vai colocar marca passo. Por precaução, mais do que necessidade.
O coração estava inchado, e regrediu. O médico é ótimo, confio nele, assim como na dentista e no veterinário. São pessoas que exercem a profissão por dom, e não tem nada que substitua isto.

Chego na casa dela lá pelas 18h30. Adivinha? Vai colocar, e daí? Claro que no dia vai ser difícil, mas vai ser e vai ser e...continuo otimista. O que importa é que ela também, o que importa é que a Jane ligou e que o Matteo está com saudades. É disto que a gente vive, sempre.

...?

Suspense:
A mãe tá no médico. Talvez role um marca passo.
Eu sempre faço a linha, se tiver que acontecer que seja agora.
Já passei tantas com ela, que cheguei a conclusão que a cabeça mata tanto quanto problemas de fato.
Problemas de fato não tenho controle, então é bom cuidar da cabeça.

O infarto foi há 11 anos...
Só se salvou porque alguns dias antes tinha comentado que quando a pessoa está pra morrer, os bichos se afastam. Ela ficou 4 horas tendo infarto com a Sofia no colo. Só então resolveu procurar ajuda...

Enfim, continuo com a tese, se tiver que ser, que seja agora!
Ligo e ninguém atende. Pode ser por vários motivos. O mais provável é que tenha dado tudo certo e ela tenha seguido direto para o Tumelero, comprar material pra casa da Jane no Sítio. Se fosse muito ruim a notícia, tinha ido direto pra casa, não é?

Vamos ver até onde o otimismo me leva....

quarta-feira, janeiro 10, 2007

férias de março

Cheguei agora em casa e o Daniel disse que ia faltar água. Como assim? Imagina, depois de uma aula que só não foi de hidroginástica por falta de piscina, deixar de tomar banho? Negativo! Subi correndo...

Então, existem pequenos desejos e grandes desejos, percorro eles. Cada um faz da vida o que quiser, eu procuro tesouros. Tipo, ir no carnaval de Veneza, sobrevoar a floresta amazônica, nadar com tubarões, comprar uma calcinha do super homem....hã? Ok, são os meus tesouros, não os teus.

Faz tempo que passava numa loja onde se vendiam calcinhas temáticas, comprei a do super homem. Tem algum significado? Claro, ninguém espera ver o símbolo do super homem grudado na bunda de alguém. Puro divertimento.

Isto me lembra uma história. Pra encurtar:
-A mãe tem uma amiga que viveu em LA desde sempre. Com 3 filhos.
-Tantos e tantos anos atrás, um deles namorou a Sister Jane.
-Fomos os 3 assistir um dos filmes do super homem, na época do Christopher Reeve.

Adivinha como ele vai vestido? SUPER HOMEM!

Vocês não imaginam o sucesso com a gurizada. Minha irmã pra morrer, eu também (de rir), e o Igor apatetado. O namoro foi “encurtado” depois de um mês.

Preciso planejar as férias....sempre tem alguma coisa engatilhada...desta vez não.
Vou ver na minha lista de tesouros....
Tem de ser um lugar mais longe do que uma loja de calcinhas temáticas...

terça-feira, janeiro 09, 2007

Amor em tempos de pão

Negociei o bolo da Rod com a Vó...
Explicação básica: Ela é assumidamente machista, desde sempre.
Um dia isto foi problema pra mim, hoje não mais...
Por isto, com as mulheres existe negociação.
O bolo sai no aniversário da Rod, que já está pensando em comprar docinhos da Barcelona pra agradecer.

Por outro lado, o Ico veio dizer que o prato vai ser entregue com uma cuca.
Tô começando a achar que esta história tá fugindo do controle...
Qual o melhor momento pra começar a sentir ciúmes?

Estranho, ciúme: Pai, mãe, vó divido super bem com outros.
Sendo uma família de 4 irmãos, se aprende desde cedo.
Faz parte do pacote “sobrevivência”.

Com irmãos, tenho leve toque de ciúmes, talvez não tão leve. O mesmo serve para os amigos....

O resto meu amigo, não cutuca com vara curta porque o caldo engrossa. Mas na verdade meu ciúme é muito velado. Passa bem longe de escândalos públicos, muito perto do mau humor...bem perto... Praticamente uma TPM.

Sentir as coisas sem externar não termina bem. Que o diga dona gastrite, que anda de braços dados com tia úlcera.

As duas velhas vivem rindo da raça humana que insiste em não aprender.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

passaralho...

Sonhei horrores, mas só lembro do final. Eu no sítio esperando alguém me levar embora. Veio o irmão Regis. Será que tem algum significado? Anos atrás, quando trabalhava com o Tatata, sempre contava os sonhos. Como leitor fluente de Freud, tinha sempre explicação. Metade inventava, era sempre interessante.

Você conhece a doença grave e incurável sonambulismo do despertador? Capacidade de ouvir, desligar e continuar dormindo como se nada tivesse acontecido. Em vez de acordar às 7h...7h21...sempre uso dois, hoje esqueci.

Olha o passaralho...
Dias atrás tinha uma revoada de papagaios em pleno Menino Deus. UUAAAUU! Pantanal! Este é o verdadeiro, o resto é piada sem graça.

Passei na vó pra pegar o bolo do Ico. História simples:
Ela falou que era fã dele.
Ele agradeceu e mandou um presentinho.
Ela também: Um bolo, com pão de ló e muito leite condensado.

Está semana vai rolar uma visitinha, com a desculpa de que precisa entregar o prato do bolo.

É assim que começam as grandes histórias de amor. Presumo que vocês sabem que amor também pode conviver super bem sem sexo. Falo com gente esclarecida né? Não do tipo que lê jornal, mas que olha nos olhos e exercita a empatia.

Outra dedução, ninguém faz este bolo melhor do que a vó, que sempre me faz um de aniversário. Agora ganhou mais um, neto. Não disse que ela era sábia? Ninguém chega aos 95 de graça.

Tenho pena do cozinheiro que trabalha sem saber quem come.

As segundas são sempre boas. Trabalho num lugar onde se sente saudade dos colegas. Que benção! Que este sonho continue...Porque um dia começou, e ninguém precisou interpretá-lo.

domingo, janeiro 07, 2007

Bastet




"Bastet é a deusa-gata, uma das esposas de Rá.
Bastet era invocada nos momentos de dificuldade e seu culto era um dos mais difundidos no Antigo Egito. As pessoas nascidas sob o signo de Bastet são extremamente bondosas. Costumam aderir a grandes causas, pois seu desejo é servir à humanidade.
Amigas leais fazem esforços surpreendentes para ajudar aqueles a quem amam. No entanto, gostam de se sentir livres, e tal como os felinos preferem ser acarinhadas apenas quando sentem vontade.
O lado negativo de sua personalidade fica por conta de uma certa rebeldia, que às vezes assume proporções extremas, levando-as a atitudes insensatas e até irresponsáveis."

Alguém disse que eu era que nem ela, Deusa Bastet.
Ganhei a estátua, então é bom saber o que significa.
Devo achar isto bom ou ruim?

Roubei o IPOD do Gino..
Na verdade ele me concedeu.
Atrolhei de coisa.
Mas tem alguma coisa errada.
Botões são fáceis de apertar e resolver.
Ando querendo aprender outros comandos.

Por mim teria sol o dia inteiro.
Está aí uma energia que preciso pra viver.
Não sob ele, mas com ele.

Indo pela onda mística olha o que a Amanda Costa me disse:
“Deixe seu senso de humor de lado um pouco e transmita mensagens claras às pessoas...”
O resto não vou nem transcrever...
Pô Amanda te liga, Tenho minhas limitações..quero saber é como ultrapassá-las!

Outra coisa que encontrei no tio Google...

“Todo dia 7 é mágico e segunda-feira é o dia da Lua, bom para rituais de paz e meditação. Acenda sete incensos e sete velas e mentalize seus desejos mais profundos. Preste atenção nos sonhos nesta noite”

Vou dormir com caderninho do lado, quem sabe os sonhos me ajudem...