domingo, novembro 19, 2006

Minha vó é fogo !

Existem coisas que a princípio não parecem, mas se complementam. Por isto atenção antes de tirar conclusões apressadas. Enfim, um destes exemplos é uma senhora de 95 anos e o programa Patrola, que por sinal, é a minha diversão e o meu ganha pão. Pois bem, vamos ao caso.

Quase todos sábados e domingos eu e minha avó de 95 anos almoçamos juntas. Acontece que principalmente aos sábados ela sempre chega atrasada. Da primeira vez ok, da segunda a comida esfriou, da terceira vez fiquei irritada e na quarta explodi.

- O que custa sair de casa 20 minutos antes!

Que fique bem claro que entre minhas manias, existe aquela de ser pontual. Que associada à mania de comer comida quente recém saída do fogão acaba se tornando uma mistura interessantemente aniquiladora de atrasos em almoços de fim de semana.

Outro dia eu e a minha mãe começamos a almoçar no horário combinado, só pra cutucar a onça com vara curta. Obviamente a vó chegou tradicionalmente atrasada como se nada tivesse acontecido.

Detalhes importantes: Ela mora sozinha, está plena de suas faculdades intelectuais. Tem uma certa dificuldade física, mas nada que uma mulher 20 anos mais jovem que ela não tenha. Enfim, o único problema realmente preocupante é a surdez psicológica. Estranho os médicos nunca terem estudado o fenômeno, que normalmente vem associado a um amplo grau de sabedoria. Enfim, a vó é fogo! Faz o que quer com todo mundo. Devo dizer que trato como se fosse da mesma idade que eu. Aliás este é o segredo da juventude dela!

Voltemos ao caso. Estes dias descobri que existia uma razão. O Patrola! Claro né, que por alguma razão absurda a culpa era minha!

Minha vó não sai de casa antes de ver o Patrola. E só depois do Programa especial de Livramento é que fui descobrir.

- Joice tu viste o Patrola hoje?
- (Minha mãe indignada) Vó é ela que faz o programa!
-(Surdez psicológica) Como aqueles dois se dão bem né! A gordinha era boa, mas agora nossa! Quanta quanta alegria! Eu uma vez fui a Livramento...(e por aí vai).

Não adiantou repetir 20 vezes que eu era a diretora do programa. Informação esta que ela já tinha, e sinceramente, sem a menor importância.

Agora a parte prática. Vocês sabem que o índice de pessoas mais velhas que assistem ao Patrola é absurdo. O que! Mas não é um programa pra jovens? Aí vem uma tese que defendo há vários anos. Que hoje não existe mais faixa etária. Existe sim, faixa de comportamento. Pessoas de 40 fazendo esportes radicais como meninos, cinquentões surfistas, pessoal de 70 indo pra Europa de mochila. O que existe de errado nisto tudo? Errado? O mundo está melhorando e a gente reclamando. Abra o olho! Assim como vão existir adolescentes caretas, que passam o dia grudados no computador sem ver a luz do dia. Nada contra, mas evolua! Um pouquinho de sabedoria aos 20 cai muito bem. E quanto a mim, só me resta mudar o horário do almoço.

2 comentários:

---------- disse...

bah, a minha avó fez parecido. Ela é alemã. Quando eu contei que ia pra Copa da Alemanha, assim lá pela décima vez, sempre a mesma conversa, ela pediu pra eu explicar como iam ser os jogos. Dai fiquei um almoço inteiro, até a sobremesa explicando quem ia jogar com quem e tal. Quando chegou o cafezinho ela me olhou bem série e perguntou (em alemão):"O Marcelo vai jogar?" Bah, dai larguei. Mas me diverti muito. Beijos.

Luan Iglesias disse...

Olha só: A minha vó também sofre de surdez psicológica. E sabe qual é a melhor: Ela também assísti ao Patrola.

Acho que tua tese está se consolidando.

hehehe, Beijos.